A menopausa é uma data, corresponde a ultima menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce (insuficiência ovariana prematura).
Já o climatério é a fase da vida da mulher antes e depois da menopausa (transição), que é marcada por variações hormonais que provocam uma série de sinais e sintomas característicos.
Há uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazos.
Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações; suores noturnos prejudicando o sono; depressão ou irritabilidade; alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações, diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis (osteopenia/osteoporose).
O climatério e a menopausa não são doenças. São ocorrências naturais do ciclo de vida da mulhere e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.
O tratamento mais recomendado para amenizar os sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal. Os hormônios mais utilizados no tratamento são a progesterona e o estrogênio. O objetivo é repor o nível deles no organismo da mulher com menopausa, a fim de promover melhor qualidade de vida.
Dependendo do tipo de tratamento recomendado pelo médico, esses hormônios podem ser administrados em forma de géis, adesivos ou comprimidos.
Agende sua consulta clicando no botão abaixo:
Agende sua consulta!